Jifunza Biblioteca
Na semana passada, começamos como voluntários do projeto-piloto Jifunza Library, que planeja e viabiliza a construção e desenvolvimento de bibliotecas e centros comunitários em pequenos vilarejos da África. O objetivo da organização é alfabetizar e fortalecer comunidades locais. O Jifunza tem apoio da Universidade de Washington (UW), de Stanford (SU), da UNESCO e da rede Half Price Books.
Colaboraremos seis horas por semana, nesta fase inicial do programa. Laurent e eu, devido o histórico da Duck (gerenciamento de projetos) e nossos trabalhos atuais, lideraremos os times de estudantes que coletam livros para a primeira biblioteca. Em resumo, devemos coordenar a coleta, seleção e catálogo de dez mil livros, que serão enviados via container para o vilarejo muçulmano de Larabanga, em Gana. A comunidade foi eleita para o piloto, por causa de ligações do Departamento de Pós-Graduação em Antropologia da UW e SU com lideranças no país africano.
O primeiro encontro foi na casa da diretora-executiva da organização em Seattle, a antropóloga Ruth Zaslow. Lá, tivemos o prazer de conhecer a outra voluntária, Zola Maddison, que terá a mesma função que a gente. Passamos o domingo, entre caixas de livros, a estabelecer critérios e fluxo de trabalho.
Na quarta-feira, encontramos os estudantes que ajudarão no piloto. Durante duas horas de treinamento, discutimos a missão do programa, o perfil do trabalho e os desdobramentos. Jifunza é uma idéia bonita, e toma o conceito de que educação surge do diálogo, participação na construção do conhecimento e autonomia.
4 comments:
eba Patri!
legal o Jifunza hein!
vc conhece o trabalho do Matthew Lipman?
se parece com essa ultima frase... "conceito de que educação surge do diálogo, participação na construção do conhecimento e autonomia".
http://www.google.com/search?hl=en&lr=&q=matthew+lipman&btnG=Search
bjo!
Pati, depois de falar com você hoje, peguei o endereço no Orkut e entrei no seu blog. Eu nunca tinha entrado, mas agora já vai pros meus favoritos, tá?
Um beijo e parabéns!!!
Mari Leite
Que trabalho maravilhoso, Pat! Adoraria poder fazer algo assim! beijocas morrendo de saudades!
Que coisa linda, contei recentemente papo de aranha , histórias de nancy, acho legal contar estas nestas bibliotecas, como seres frágeis podem vencer pela inteligência>!!!!!!!!LINDA!!!!!
Post a Comment