Thursday, October 27, 2005

Confusão

RESULTADO DO REFERENDO

Uma semana em silêncio pelo "não" do Brasil. É incrível que ainda há quem veja arma como um direito civil. Um revólver é um instrumento para matar, seja para defesa ou ataque. Que direito é esse? No MSN, tive a triste conversa com tia Cida, mulher de meu pai, um dia antes da votação. Foi muito chata a troca de mensagens, diria. Tanto para mim, quanto para ela. Um dia depois, percebi que este é mais um daqueles assuntos que não traz acordo. Parece a mesma coisa que falar sobre gosto e religião.

----------------------------
HOWARD ZINN


Hoje fui a uma palestra sobre Howard Zinn. Eu pensei que o encontro fosse com o próprio historiador -diz a lenda que o sujeito está na cidade. A reunião, na verdade, foi com ativistas contra o governo Bush. Embora eu ache todos esses movimentos perdidos atualmente, a discussão ainda tem mérito.

Que questionem a guerra e o governo. Mas sejam práticos e realistas. Exaltados, pedem eles que o povo se reúna amanhã, sexta-feira, para protestar pelas ruas de Seattle. Aconselham ainda: “converse com seu chefe e diga que faltará ao trabalho para protestar contra o governo”. O público aplaude. Eu acho engraçado tudo isso.

Não acredito mais em movimentos assim. Vislumbro, no acesso à informação, a grande saída para a construção de um futuro mais participativo. Hoje, mais que nunca, há gancho para participação do homem em questões de interesse coletivo. É chato bater na tecla INTERNET e descentralização da informação. No entanto, eu sinto a mudança; eu vivo isso; eu creio nisso.

No comments: