Friday, June 24, 2005

Patrícia para o Nobel da Paz!

Outro dia, Leen Nadeau bateu à porta. Uma militante da esquerda, anti-Bush, contra o Wal-Mart e contra tudo. Lésbica, teve uma filha com seu melhor amigo gay. Ele morreu de AIDS há cinco anos. Ela mudou de São Francisco para cá. Chorou. Leen morou no Egito e entende o conflito árabe. Em julho, irá "fazer ponte" entre palestinos e israelenses.

- Ah, você vai para a faixa de Gaza! Que coragem!

- Eu vou! Só não vou para Bagdá porque ainda tenho algum cuidado.

Que diacho essa mulher queria fazer em Bagdá. Gritar contra quem? Se ela fosse fotógrafa, jornalista, eu entenderia. Mas uma militante americana é tudo que iraquiano não quer ver!


Se eu tivesse os contatos certos e força de vontade, abriria uma empresa chamada Phoenecian ou Cananeu. A instituição só venderia um "selinho", com um símbolo de um barco fenício. A mensagem: compre produtos árabes. Eu buscaria empresas no Oriente Médio com potencial para exportação e venderia minha estampa. Depois, faria um trabalho de Relações Públicas forte, com o objetivo de sensibilizar o torto e o direito. Conseguiria o apoio da ONU. Isso não deve ser difícil, toda ONG tem. Falaria com as câmaras de comércio. Pronto! Conservadores comprariam produtos com a estampa Phoenecian para ajudar os militares americanos morrendo em Bagdá; liberais e militantes da esquerda buscariam os produtos para mostrar que são contra a guerra; os estudantes, então, usariam até véu e comprariam o Corão! Seria o maior sucesso! Este é um jeito de promover a paz no mundo. Patrícia para o Nobel.

No comments: