Monday, June 20, 2005

Coach Potato


Escape - Greg Brown

Que americanos adoram televisão não é novidade. Eles até criaram a alcunha depreciativa para o indivíduo obeso que fica o dia inteiro sentado, em frente à TV, com caixas de pizza e latas de coca-cola espalhadas ao redor: “coach potato”. Traduza como quiser, ao pé da letra como “sofá-batata”, ou pelo sentido figurado como “seu batata com cara de sofá”, “seu batatão sentado no sofá”.

A mensagem não é muito complexa, assim como o legume. Para minha surpresa, os batutas americanos nem ligaram para o apelido. Aceitaram com ketchup, sem sair da frente da TV. Agora, o
s agricultores ingleses ficaram furiosos. Eles querem que a expressão “coach potato” seja retirada imediatamente do dicionário e do imaginário popular.

A reputação da pobre batata vai de mal a pior devida à associação com americanos de dimensões avantajadas. No mais, por ser um tubérculo comestível tão ordinário – que dá em qualquer chão -, o legume só entra no noticiário quando está contaminado, quando se fala de gordos americanos ou quando produtores fazem um auê (de marketing) para provar que existem.

No comments: